sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Distúrbio alimentar relacionado ao sono


O Distúrbio Alimentar Relacionado ao Sono (DARS) é uma combinação de um distúrbio do sono com um transtorno alimentar. Ele consiste em episódios de comer e beber compulsivamente ao acordar no meio da noite e é considerado uma Parassonia. 

De acordo com médicos e psiquiatras, o Distúrbio Alimentar Relacionado ao sono está intimamente relacionado com a Síndrome do Comer Noturno (SCN), exceto pelo fato de que aqueles que sofrem de SCN são completamente despertos e conscientes de sua alimentação e comem compulsivamente à noite, enquanto aqueles que sofrem do distúrbio não sabem o que estão fazendo.

Os eventos ocorrem de uma maneira "fora de controle", quando o indivíduo está apenas parcialmente acordado. Pode ser muito difícil acordá-lo durante o ato de comer; tentar impedi-lo geralmente provoca raiva e resistência. Mais tarde ele terá somente uma vaga ou nenhuma lembrança do que realmente aconteceu e somente ao encontrar uma cozinha muito bagunçada na parte da manhã se lembrará do ato praticado. Alguns comem a comida com as mãos, enquanto outros tentam comer com utensílios. Isso ocasionalmente resulta em danos à pessoa, bem como outras lesões. A manipulação descuidada dos alimentos, quentes ou frios, também pode causar cortes, queimaduras e até incêndios domiciliares. Ingerir bebidas do tipo de soluções de limpeza vão levar à intoxicação.

Existem diversos sintomas para essa doença, mas no geral a pessoa com o distúrbio ganha muito peso em pouco tempo, se sente exausta mesmo depois de ter dormido tempo suficiente para descansar e falta de energia durante o dia.

Tudo acontece muito rapidamente. Um episódio inteiro pode durar apenas 10 minutos, o tempo que se leva para ir da cama à cozinha e voltar para a cama novamente. Este tipo de distúrbio alimentar tende a ser um problema permanente e duradouro, de difícil remissão. Parece ser um desencadeador de depressão, resultado do sentimento de vergonha e da falta de controle ao se alimentar. Algumas pessoas passam a evitar comer durante o dia e praticam exercícios físicos exageradamente, na tentativa de driblar o ganho excessivo de peso, o colesterol alto e a obesidade.

O DARS pode desenvolver-se por si só, mas também pode ser consequência do uso de certos medicamentos, especialmente os utilizados ​​para tratar problemas depressivos e do sono.Um excelente enfoque comportamental, com medidas habituais de higiene do sono, também será fundamental para o controle das manifestações do DARS.


Fonte: Blog do Sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário