sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ficar sem dormir pode engordar


Não é preciso estudo e pesquisas específicas para saber que ficar sem dormir é ruim para a saúde. Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em cansaço físico e mental. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que ficar sem dormir pode ser muito pior a longo prazo e afetar diretamente sua saúde, além de ajudar a ganhar alguns quilinhos extras.
Uma nova pesquisa feita pela Universidade Columbia de Nova York, explica a ligação entre o sono insuficiente e excesso de peso que tem sido demonstrado em estudos anteriores. Pessoas acima do peso muitas vezes têm problemas de sono - mais notavelmente a apneia do sono - mas não está claro se eles estão acima do peso por causa de seus problemas de sono, ou se os seus problemas de sono resultam de excesso de peso.


Segundo o estudo, depois de dormir apenas quatro horas, as pessoas tendem a comer mais calorias no dia seguinte do que quando têm uma boa noite de sono, especialmente as mulheres.  Isto se deve a liberação de mais grelina, hormônio da fome. A pesquisa incluiu 13 homens e 13 mulheres voluntárias com idades entre 30 e 45 anos, os quais eram saudáveis de peso normal. Cada um dos participantes passou dois turnos de seis dias sob a estreita supervisão de um laboratório de sono. Durante a primeira passagem, eles poderiam dormir até nove horas por noite, e durante os outros foram restritos apenas quatro horas. 

O resultado apresentado foi que além de consumir mais calorias, os voluntários pareciam preferir alimentos ricos em gordura, quando privados de sono. Tanto homens como mulheres comiam mais alimentos ricos em proteínas sobre o sono curto, mas só as mulheres comiam mais gordura. Os homens ingeriam a mesma quantidade de gordura, não importando a quantidade de sono, já o nível das mulheres era em média 31 gramas a mais de gordura depois de dormir por quatro horas. Os participantes privados do sono identificaram que a falta do mesmo, prejudica a capacidade de fazer escolhas alimentares saudáveis. Com isso, comer em média 300 calorias extras por dia, somaria cerca de 30 quilos ao longo de um ano, aumentando o risco de doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crônicas associadas ao sobrepeso e à obesidade.

Engordar é apenas uma das consequências de ficar sem dormir. É preciso saber que os efeitos negativos podem variar de pessoa para pessoa e atingir em maior ou menor grau. Além disso, a falta de sono pode provocar indisposição, o que reflete em falta de atenção, diminuição de reflexos e desaceleração de raciocínio lógico. Ou seja, ficar sem dormir muito tempo é estressante para o corpo e para a mente.
Fonte: Índice de saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário