terça-feira, 25 de junho de 2013

Principais objetivos dos tratamentos não medicamentosos contra os distúrbios do sono

Os objetivos dos tratamentos não farmacológicos da insônia e diversos outros distúrbios do sono são principalmente modificar os hábitos inadequados com relação ao sono, reduzir os despertares autonômico e cognitivo, alterar crenças e atitudes sobre o sono. Os médicos devem ainda educar os pacientes sobre práticas saudáveis para um sono de qualidade. 
Veja a seguir algumas instruções de terapias cognitivas recomendadas.
- Instruções de higiene do sono – Objetivo: incorporar hábitos adequados à promoção do sono.
- Instruções de controle de estímulos – Objetivo: eliminar ou substituir comportamentos que possam prejudicar o sono.
- Restrição do sono – Objetivo: encurtar o tempo na cama ao tempo total de sono que o paciente estima ter efetivamente por noite.
- Terapia cognitiva – Objetivo: “distrair” e desviar a atenção do paciente para o que lhe impede de dormir. O trabalho é feito no sentido de fazer o paciente lidar com o problema, de modo que ele não lhe pareça uma catástrofe, substituindo conceitos e hábitos disfuncionais por outros mais apropriados.
- Relaxamento e relaxamento monitorizado – Objetivo: obter o relaxamento condicionado e assim uma redução do tônus simpático. Esse treinamento pode requerer várias sessões, e é preciso ter em vista que é mais fácil relaxar fisicamente do que mentalmente. Desse modo, aconselha-se a associação com técnicas para lidar com pensamentos intrusivos, ou seja, a atividade mental intensa durante a noite.

Fonte: Revista 50 Faq Distúrbios do Sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário