segunda-feira, 2 de julho de 2012

Transtornos do sono em idosos

Estima-se que os transtornos do sono afetam em torno de 50% das pessoas com mais de 65 anos. Um grande número de idosos apresenta alterações na qualidade do sono. Os principais transtornos são a insônia, a apneia do sono e o distúrbio dos movimentos periódicos de membros durante o sono. Alguns fatores específicos ocorrem na insônia do idoso: frequentemente, ela é secundária a distúrbios como a nictúria (perda involuntária da urina) e a dor crônica. 

A apneia do sono aumenta de prevalência com o passar dos anos. Alguns fatores relacionados à idade, são: a redução da elasticidade das vias aéreas superiores, a redução da capacidade pulmonar, a piora do controle respiratório e o aumento do índice de massa corporal. Em geral, os idosos apresentam menos sintomas do que os indivíduos mais jovens, o que faz com que a apneia passe despercebida em muitos casos. 

Já o índice de movimentos periódicos de membros durante o sono aumenta sobremaneira com o passar dos anos. Quando esses movimentos causam interrupção do sono, piora de sua qualidade e sonolência configura-se a síndrome dos movimentos periódicos de membros, que pode ser tratada com medicamentos e medidas comportamentais.

Nos idosos, o próprio ritmo circadiano parece sofrer alterações e não são raros os casos de inversão do dia pela noite. Uma das primeiras alterações que podem indicar a iminência de transtornos do sono é a alteração do horário de acordar (muito mais cedo na velhice), além de eventual sensação de cansaço durante o dia que segue a noite mal dormida. Outros problemas musculares e articulares podem surgir com as alterações do sono. 

Os pacientes idosos portadores de demência também costumam apresentar distúrbios do ciclo sono-vigília, e esse distúrbio pode servir até como avaliação do grau de demência; quanto mais alterado for o ritmo sono-vigília, mais intensa a demência. O fato dos pacientes demenciados passarem as noites acordados tem como complicação, não só a saúde do paciente, mas os transtornos que isso acaba produzindo nas pessoas que cuidam deles. 


Fonte: Revista 50 FAQ – Distúrbios do Sono e Site PsiqWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário