terça-feira, 17 de julho de 2012

Bruxismo


É um distúrbio de movimento caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Pacientes de todas as idades podem adquirir a doença, e no geral é mais observada em mulheres. Está relacionada totalmente ao alto nível de estresse. Nos dias de hoje o bruxismo tornou-se algo relativamente comum, mas não menos incômodo. 

Caracterizado por contrações repetidas e sustentadas dos músculos da mandíbula, o bruxismo ocorre em cerca de 15% da população. O diagnóstico geralmente é feito depois de surgirem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxilar e outros. Por vezes, a polissonografia ajuda a caracterizar melhor o quadro por meio do registro dos movimentos anormais, dos despertares breves associados e seu grau de severidade.
Quanto ao grau, a doença pode ser considerada leve, moderada ou severa, em que ocorrem evidências de danos às estruturas do sistema mastigatório. O bruxismo pode ser primário ou secundário ao uso de drogas e a algumas doenças clínicas ou psiquiátricas.

O bruxismo noturno é um ato inconsciente que envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e da fadiga. Um alinhamento incorreto dos dentes e o fechamento inadequado da boca costumam estar presentes em grande parte dos casos. A cura total para esse problema ainda é desconhecida. Hábitos como mascar chicletes, morder ou apertar objetos devem ser considerados como um vício concomitante do bruxismo e, portanto, eliminados. O portador da doença deve também visitar constantemente o dentista para que seja acompanhado pelo profissional. 

Revista 50 FAQ – Distúrbios do Sono 

Nenhum comentário:

Postar um comentário