sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sonambulismo


O sonambulismo consiste em episódios recorrentes nos quais o indivíduo se levanta do sono profundo, pratica movimentos repetidos, sai da cama e caminha, além de mostrar outros comportamentos complexos e automotivos. Normalmente isso acontece no primeiro terço da noite. Cientificamente falando o sono tem estágios, onde em cada um, as ondas cerebrais diminuem de intensidade até atingir um profundo nível de relaxamento. No caso dos sonâmbulos, estas ondas são irregulares, o que acaba por não desligar completamente a região do cérebro responsável por nossas funções motoras. O hipotálamo, (região do cérebro responsável pela consciência), fica quase inativa, por isso as pessoas sonâmbulas não se lembram de quase nada que fizeram.

A doença é muito comum na infância, entre cinco e doze anos de idade, tendendo a desaparecer aos quinze. O sonambulismo no adulto é uma continuação dos episódios da adolescência. É extremamente raro após a quinta década de vida. Em alguns casos, ocorrem comportamentos muito agressivos.
O sonambulismo e os terrores do sono podem ser desencadeados por vários distúrbios médicos gerais, psiquiátricos e neurológicos, como apneia do sono obstrutiva, movimentos periódicos das extremidades, crises noturnas, doença febril e uso ou abuso de álcool.
Normalmente o sonambulismo, não precisa ser tratado. No entanto em alguns casos que envolvem traumatismos relacionados ao sono é necessário o uso de farmacoterapia (tratamento com medicamentos). Técnicas de auto-hipnose também podem ajudar em casos mais leves e adaptações ambientais para evitar ferimentos.

Vários fatores aumentam a probabilidade de sonambulismo, veja a seguir alguns dos principais:
- uso de sedativos
- consumo de álcool
- distúrbios respiratórios
- estresse excessivo
- ansiedade
- gravidez


Fonte: Blog Odorium e Revista 50 FAQ – Distúrbios do Sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário