quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Você é uma “pessoa B”?

Escolas e escritórios oferecem horários alternativos para pessoas que têm um relógio biológico diferenciado


Você gosta de manhãs calmas e de noites agitadas? Acha que a vida é curta demais para perder tempo em congestionamentos? É mais produtivo depois das 10 da manhã? Se você respondeu sim a essas questões, muito provavelmente você é uma “pessoa B”. Mas o que isso quer dizer exatamente?
Cada um tem um relógio biológico diferente e, enquanto que alguns gostam de acordar cedo e conseguem trabalhar direito às sete da manhã, outros se sentem melhores e mais produtivos à noite. No entanto, a sociedade é “injusta” e o mercado só fica aberto até às 22h, os chefes não oferecem turnos diferenciados e as escolas em geral começam as aulas às sete da manhã.
Tentando consertar esse problema, foi criada a chamada “Sociedade B”, um mundo em que é possível trabalhar, estudar, ir ao cinema e pagar contas em um horário alternativo. Se o organismo de algumas pessoas é feito para a noite, por que obrigá-las a acordar cedo e estar na cama antes das 23h, tornando suas vidas mais complexas e improdutivas?

A vida começa depois das 10h

Na Suécia, a primeira instituição a reconhecer a legitimidade da “Sociedade B” foi uma escola de segundo grau, que passou a oferecer a opção de turnos entre oito da noite às oito da manhã. Afinal, um aluno que chega atrasado todos os dias nem sempre é preguiçoso, ele pode ser apenas uma “pessoa B”. O manifesto da “Sociedade B” garante que trocas de horários na escola ou no trabalho podem aumentar a produtividade da pessoa e deixá-la mais feliz.

Adotar horários diferenciados também acabaria com o que hoje conhecemos como “hora de pico”. Haveria menos congestionamento, menos filas e mais alegria. A “Sociedade B” começou na Dinamarca, onde escolas e escritórios já estão se acostumando com as pessoas que acordam um pouco mais tarde, mas que rendem até tarde da noite. A ideia é que iniciativas assim surjam na Finlândia, na Noruega e até mesmo na Inglaterra ainda este ano.

Fonte: Zoinc

Nenhum comentário:

Postar um comentário