segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dormir é treinar: só correr não basta, sono é fundamental para fazer boa provas tipo Maratona

Dormir bem antes de uma maratona é importante, além de aumentar as chances de ter um  bom desempenho e prevenir lesões. 



Todos já sabem que dormir bem é fundamental. O sono é vital ao funcionamento do corpo humano. É responsável pela recuperação das pessoas, reenergização, manutenção da temperatura do nosso corpo estável, pelo crescimento das células, pelo desenvolvimento da defesa, da imunidade, pela memória, pela cognição, pelo funcionamento do cérebro e dos neurônios. Perder uma dessas funções pode causar problemas mais graves com o passar dos anos.


Para as pessoas que fisicamente exigem pouco do corpo o sono é importante. Para um atleta é ainda mais, seja ele profissional ou amador. Atletas possuem grandes demandas energéticas e precisam de reposição e recuperação. Isso acontece dormindo. Vitaminas e bebidas energéticas não são suficientes quando se tem um sono insatisfatório. É impossível continuar tendo um bom desempenho atlético.  Uma boa noite de sono pode até prevenir lesões. E,  como dormir bem não é dormir muito, o organismo de algumas pessoas precisa de menos ou mais horas para funcionar bem. Portanto, o melhor ainda é procurar um médico especialista.

Os chamados “dormidores curtos” podem ter origem genética. São famílias que dormem menos, em torno de quatro a cinco horas por dia. Já os “dormidores longos”, o oposto, precisam de mais de oito horas de sono. Por isso, é importante conhecer o próprio hábito e manter um padrão.
Se você vai participar de alguma prova de maratona ou outra qualquer que exija preparação, lembre-se que noites de sono com qualidade é fundamental.   O ideal é que, pelo menos uma semana antes da prova, se tenha mais cuidado com o sono, porque essa semana é vital pra uma prova legal.

Por: Daniela Leone 
Fonte: Correio24horas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário