sexta-feira, 12 de julho de 2013

Os transtornos do sono mais comuns em crianças

Movimentos anormais durante a noite de sono são muito frequentes na infância, em particular o sonambulismo, que ocorre em até 40% das crianças. O terror noturno e o despertar confusional também podem ocorrer eventualmente. Caso o distúrbio seja muito comum, pode requerer uma atenção médica especial. Em geral, os distúrbios ocorrem durante o sono de ondas lentas e se caracterizam como despertar parcial, o que leva ao comportamento “diferente” das crianças durante o sono. A insônia, nessa fase da vida não é tão frequente quanto nos adultos e, geralmente, tem causas comportamentais, mas pode também ser secundária a transtornos neurológicos, psiquiátricos e clínicos.
Os roncos já não são normais na infância e devem ser investigados. Podem ou não estar associados à Apneia Obstrutiva do Sono, que na maioria das crianças está associada ao aumento de tecido nas vias aéreas superiores, tonsilas e adenóides, que em geral podem ser corrigidos cirurgicamente sem grandes complicações. Doenças respiratórias ou neuromusculares podem também levar a distúrbios respiratórios do sono na infância.
Por fim, outra doença que pode causar problemas mais sérios nos pequenos é a epilepsia. As crises noturnas da doença complicam a tranquilidade noturna e muitas vezes o diagnóstico está diretamente ligado ao sono e às parassonias. Ao notar qualquer alteração no sono dos seus filhos, busque ajuda. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil e eficaz se torna o tratamento.

Fonte: Revista 50 Faq Distúrbios do Sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário