sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Síndrome das Pernas Inquietas

A Síndrome das Pernas Inquietas é um distúrbio no qual o indivíduo apresenta uma sensação de desconforto nas pernas, que é aliviada pelo movimento. Ocorrem alterações da sensibilidade gerando agitação motora involuntária dos membros inferiores. Costuma se exacerbar antes de dormir, como conseqüência, o paciente passa o dia sonolento, cansado, indisposto e irritado. Em casos mais graves pode chegar a afetar os membros superiores. O diagnóstico é feito pela história clínica e por testes de restrição forçada ou voluntária do movimento. 

Frequentemente, pacientes com Síndrome das Pernas Inquietas apresentam distúrbio de movimentos periódicos de membros durante o sono. Cabe ressaltar, no entanto, que a Síndrome das Pernas Inquietas é um distúrbio da vigília enquanto que o Distúrbio dos Movimentos Periódicos de Membros (DMPM) ocorre durante o sono. A maioria dos pacientes com a Síndrome apresenta distúrbio de movimentos periódicos de membros, no entanto, apenas a minoria dos pacientes com DMPM apresenta a Síndrome. A etiologia da síndrome ainda não está completamente esclarecida. Sabe-se que ela está relacionada à uma disfunção do sistema dopaminérgico. Os principais sintomas da doença são a sensação de desconforto e a necessidade de mover as pernas. A intensidade varia de leve a grave de acordo com cada paciente.

O tratamento e suas complicações:

A síndrome pode ser tratada com medidas comportamentais e farmacológicas (uso de remédios). Os medicamentos dopaminérgicos costumam ser eficazes no tratamento da doença. Alguns antiepiléticos, também são utilizados em algumas ocasiões específicas. A reposição de ferro pode ser eficaz em alguns casos nos quais a deficiência de ferro prejudica a condução dopaminérgica. Medidas comportamentais importantes são a prática do exercício físico e uma boa higiene de sono. Fique atento aos sintomas e procure um médico. A prevenção ainda é o melhor remédio.


Fonte: Revista 50 FAQ – Distúrbios do Sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário