sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Despertar Confusional e Terror Noturno


O despertar confusional é caracterizado por episódios de confusão mental durante ou depois o despertar do sono sem a ocorrência de terror, saída da cama ou caminhar. Os episódios normalmente ocorrem após o sono de ondas lentas, últimos estágios do sono. São mais comuns em crianças menores de cinco anos e se tornam mais raros na adolescência. Raramente ocorrem em adultos.

Já o terror noturno consiste em movimentos agressivos, sentar durante o sono e emitir um grito de terror ou até mesmo de mostrar características comportamentais de terror agudo. Podem ocorrer crises de falta de ar e sudorese. Feridas, lesões e até fraturas podem ocorrer como conseqüência. Assim como no despertar confusional, também ocorre em crianças entre cinco e sete anos de idade, tendendo a desaparecer na adolescência, sendo bem raro em adultos.  O paciente que sofre com esse tipo de distúrbio, geralmente é incapaz de se lembrar do acontecido.
As causas do terror noturno ainda são desconhecidas. Mas a ansiedade extrema, o estresse e situações de conflitos facilitam o aparecimento tanto do terror noturno, quanto o do despertar confusional. Em crianças, a precipitação de eventos traumáticos e distúrbios emocionais podem contribuir para o desenvolvimento das doenças.
Como tratamento para ambos os distúrbios, deve-se incentivar a regularidade e os horários de dormir/despertar evitando a privação de sono. Quanto maior pontualidade dos horários, menor é a freqüência desses problemas. Outra medida é evitar alimentos gordurosos, carnes, café, laticínios e outros alimentos de difícil digestão à noite. Psicoterapia a longo prazo e hipnose, frequentemente são utilizados.


Fonte: Revista 50 FAQ – Distúrbios do Sono 

Nenhum comentário:

Postar um comentário